Dia do Psicólogo

11:00

   Quantos psicólogos são necessários para mudar uma lâmpada?
   Um, mas a lâmpada tem de querer mudar.


   Brincadeiras à parte, hoje celebra-se o Dia do Psicólogo. A carreira associada à Psicologia é, ainda nos dias de hoje, muito desvalorizada por pessoas das diversas áreas e o psicólogo não desempenha na sociedade o papel que deveria desempenhar. 
   Os estereótipos e o medo das etiquetas obrigam muitos de nós a não procurar ajuda, simplesmente porque não sabemos quando fazê-lo e se devemos, efetivamente, fazê-lo. Ir a um psicólogo não é sinónimo de nada do que o senso comum refere. Os psicólogos não são malucos - aliás, o que são malucos? -, não são mais nem menos do que qualquer outra pessoa de qualquer outra profissão. Os psicólogos têm como única tarefa saber quais os problemas com que se depara a pessoa que o procura, compreender a sua origem e dar à pessoa ferramentas que lhe possam ser úteis para o solucionar. Podem ser ferramentas mais simples e banais, ou mais complexas, mas é esse o seu papel e é assim que ele procura ajudar quem o procura.
   É óbvio que nem todos os profissionais desta área são competentes em todos os campos; é claro que há psicólogos mais especializados em determinada área; e é claro que não é possível garantir que procurar um psicólogo vai garantir, à partida, que este vai conseguir estabelecer uma boa relação com a pessoa e vai, realmente, resolver o seu problema. Ninguém é perfeito e, apesar de sermos obrigados a respeitarmo-nos acima de tudo, podemos recusar-nos a trabalhar com determinada pessoa. Mas, nesses casos, cabe ao psicólogo aconselhar outro profissional à pessoa ou, por outro lado, cabe à pessoa procurar alguém que a possa ajudar de forma mais adequada.

   São muitos os mitos que giram em torno do ser psicólogo e do ir a um psicólogo. Alguns estarão corretos, outros, por sua vez, serão um verdadeiro engano. Bons e maus profissionais existem em todo o lado, mas cabe-nos a nós não negligenciar toda uma área de saúde por causa de casos isolados. Só queria realçar que - ainda que tendo uma opinião particularmente enviesada por me considerar desta classe - ir a um psicólogo não é sinal de cura ou de solução (independentemente do problema), mas pode, definitivamente, conduzir a um caminho até lá. 

You Might Also Like

8 comentários

  1. Nunca consultei nenhum psicólogo, mas tenho muito respeito por esta classe. Acho que fazem um papel muito importante na vida de muitas pessoas.
    Um beijinho grande*
    Novo blogue! Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  2. Eu ando num psicólogo e foi a melhor coisa que eu fiz até hoje! Tem-me ajudado imenso!!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  3. Nunca fui a um psicólogo mas respeito muito quem o é! Aliás, eles têm um papel fundamental no dia a dia de muitas pessoas :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. já fui a um psicologo e ajudou-me imenso (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Deixa-me profundamente triste quando alguém desvaloriza - ridiculariza, até! - esta profissão. Como todos os outros profissionais, estes estudam e passam por vários testes, estágios, experiências... Não me assusta e não acho que só as pessoas que têm problemas é que devem consultar estes médicos, acho que a maioria beneficiaria com este acompanhamento.
    Feliz dia dos Psicólogos para ti que estás cada vez mais perto eheheh <3

    ResponderEliminar
  6. Gostei (mesmo) muito deste texto, a sério. Obrigada!!

    ResponderEliminar
  7. Ótimas palavras, como sempre! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Não podia concordar mais contigo, ou não seríamos nós futuras "colegas" de profissão. O psicólogo e a sua importância, em qualquer uma das áreas, é extremamente desvalorizado e ainda há demasiados preconceitos acerca do ato de ir ao psicólogo. Sinceramente espero que isso vá mudando, os psicólogos são muito úteis, e cada vez mais, com o aumento do stress.
    Beijinho grande,
    http://wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela tua visita e comentário. Clica em "Notificar-me" para saberes a minha resposta.
Assim que possa irei ao teu blog retribuir o carinho. ♥