FEV#28COISAS | Como organizo a agenda?

11:00

   Este post foi pedido há bastante tempo pelo Facebook e, finalmente, consigo trazê-lo aqui. Por acaso achei bastante curioso o pedido porque, no fundo, era algo de que gostava de falar-vos há algum tempo, mas não sabia se teria interesse para vocês. Hoje a protagonista é da Mr. Wonderful e convido-vos a conhecerem a minha agenda!


   Coisas por fazer e 365 histórias emocionantes à tua espera são a entrada para um ano fantástico com esta agenda sempre a orientar-me. Sempre fui pessoa de agendas ou, melhor, desde o 7º ano que ela se tornou uma compra "obrigatória" em Setembro, juntamente com cadernos catitas e o restante material necessário. Mas, acontecia que, poucos meses depois, eu deixava de usar a agenda. Perdia o interesse, deixava de ser um brinquedo novo para se tornar uma obrigação aborrecida e então era chutada para canto. Chegava um novo Setembro e novas promessas de usar devidamente a agenda, promessas essas que dificilmente eram cumpridas. Não é que eu seja uma pessoa desorganizada, muito pelo contrário, simplesmente achava que fazer listas em folhas soltas (coisa que ainda hoje faço) era suficiente e, com a minha preguicite aguda, a agenda era substituída por essas listas.

   No entanto, na Universidade isso mudou. Nos primeiros dois anos comprei agendas básicas da Oxford, cuja capa era bonita mas o interior era do maus nu possível. Ainda assim, era usadas durante todo o tempo de aulas porque, confesso, nesta altura é necessário mais que as simples listas. No ano passado não resisti e optei por uma agenda mais bonitinha: a da Mr. Wonderful. Comprei-a em Abril, quando a portuguesa já tinha esgotado há meses. Mesmo assim, graças ao pai da Sofia, por força de algum milagre que me ultrapassa, consegui a portuguesa. Foi uma diferença enorme na minha produtividade e organização. As cores, os autocolantes, as frases motivacionais... tudo isso me apaixonou e, pelo segundo ano consecutivo, voltei a comprar a agenda. Desta vez optei por uma de vista diária porque assim tenho mais espaço para todas as mil e uma coisas que tenho para fazer. Quanto às argolas, isso nem foi discutível: para mim são essenciais.


   Ao abri-la vêem-se logo as minhas mariquices (nome carinhoso para as mil e uma coisas que colo na agenda). É verdade que ela já é extra-motivacional e cheia de detalhes, mas eu não era eu se não lhe desse um cunho pessoal e não a personalizasse até não dar mais. Por isso, é frequente eu navegar pelo Pinterest e pelo Tumblr à procura de imagens bonitinhas ou com frases queridas para ir colando (colo sobretudo em dias onde não houve tanto a fazer e para impedir que a página fique mais vazia).


   Para além disso, os post-it e as washi-tapes também estão por todo o lado. Logo numa das primeiras páginas colei uma legenda com alguns símbolos a usar para facilitar na hora de escrever alguma coisa - no ano passado, esta legenda estava numa das páginas de notas mas, como este ano as páginas de notas são muito menos, achei melhor não ocupá-las com isto -. Para além disso, uso os post-it quando se trata de alguma tarefa que ainda não sei bem em que dia a devo fazer, e então deixo-o ficar numa data que me pareça adequada e depois posso mudá-lo se necessário, sem ter de riscar na agenda mesmo. Quanto às washi-tapes não só servem para deixar a agenda mais bonita e colorida, como também servem o propósito de "ocupar dias mais vazios", tal como as imagens que vos falei acima.



   Não tenho nenhum "sistema de cores": uso preto e azul conforme me apetece. A única coisa em que sou mais rigorosa é deixar 3 cores específicas para a faculdade: frequências, entregas e apresentações (e dá realmente jeito). 
   Por outro lado, abuso nos autocolantes. Como me sobraram ainda bastantes da agenda anterior, não tenho sido triste em usá-los agora e (quase) todas as páginas têm uma (ou mais) gracinhas. De facto este é o aspeto de que mais gosto, a par das frases motivacionais em todas as páginas. Desta forma, permite-me motivar-me com desenhos e carinhas bonitas. Como se não bastasse, já vos mostrei aqui alguns autocolantes da Born Pretty que também me têm feito muito feliz.


   Mas a beleza da agenda ainda nem vai a meio. Entre cada mês mostra-nos páginas com objetivos a cumprir, aspetos que nos tornam fantásticos, listas de coisas para fazer na Primavera, para sermos criativos, countdown para criar ou eliminar um hábito, prós e contras na tomada de uma decisão, receitas para um smoothie de verão ou um bolo de caneca de inverno e, para terminar, uma dupla página bem organizada para gerirmos as prendas de Natal a comprar. Estes são pequenos detalhes que não encontrava nas agendas que comprava antes e que me fazem ter a certeza que esta é uma agenda feita com amor e que, apesar do preço poder parecer elevado, é um excelente investimento.


   Por fim, a agenda tem páginas onde nós podemos criar listas e eu, obviamente, comecei a preenchê-las com listas de livros a comprar - poderia ser mais evidente?
   Além disso, os carismáticos autocolantes tinham que ter o seu destaque porque são, realmente, o que mais gosto em todo o conjunto. No fim de tudo, temos um apanhado do ano com espaço para lugares, recordações e coisas inesquecíveis. Não fotografei o calendário desdobrável nem as formas destacáveis porque achei que não tinham muito interesse para o post em si, dado que são coisas que não uso tanto. Por outro lado, nesta última foto conseguiram ver bem o quão necessitada sou de post-its.

   E agora já têm a chave para uma agenda organizada. Caso não tenham uma agenda deste género e queiram dar-lhe um pouco mais de cor sem gastar muito dinheiro, podem sempre apostar em alguns autocolantes ou em imagens tiradas da internet para poderem aumentar a vossa motivação e para darem um toque mais pessoal à vossa agenda.

   Opiniões? Como se organizam vocês?


• • •
Podes acompanhar-me também aqui:

You Might Also Like

7 comentários

  1. Tambem tenho essa agenda mas a versão de semana e adoro!! Dá super jeito e é muito prática. Adorei como decoras a tua, fica super gira!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
  2. Eu lá comprei uma agenda porque tal como tu, perdia o interesse passado pouco tempo. Tentei na secundária mas não pegou. Na universidade foi para esquecer, punha lembretes no telefone e "post its" no computador.

    Lá comprei outra este ano a ver se me oriento, mas acho que vou pegar na ideia das imagens da NET porque tenho páginas vazias. XD

    ResponderEliminar
  3. Adorei ver este post! Também tenho uma agenda da Mr. Wonderful e adoroo!!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  4. Adoro, sempre quis ter uma agenda da Mr Wonderful. Vamos ver se invisto numa para breve!

    Um beijinho,
    Baú da Vaidade
    Wishlist | Sammydress
    Giveaway | São Valentim

    ResponderEliminar
  5. Acho estas agendas um mimo! São tão queridas e têm tantas utilidades! Ofereci uma à minha irmã no natal e ela adora, não a larga!
    Vê-se de facto que são feitas a pensar nas pessoas e nas suas necessidades. Estão cheias de amor!
    Beijinhos
    http://wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Essas agendas são super queridas, eu estou rendida!

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela tua visita e comentário. Clica em "Notificar-me" para saberes a minha resposta.
Assim que possa irei ao teu blog retribuir o carinho. ♥