Top3: Os meus livros preferidos – Colaboração

11:00

   Fazer posts sobre livros é, como vocês sabem, algo que me dá sempre aquele gostinho especial. Não porque sejam os mais vistos ou comentados por vocês (porque não o são), mas porque refletem aquela minha paixão assolapada pela leitura. Assim sendo, foi com todo o agrado que aceitei a proposta da Vera, do blog com o seu nome – Vera Marques, para fazermos ambas um post em que vos mostramos quais os nossos amores literários. Vamos conhecer os meus?


1. O Alquimista (Paulo Coelho): de uma leitura fácil e escrita simples, Paulo Coelho chega-nos ao coração com este livro. Trata-se da história de um jovem pastor que, depois de ter sonhado repetidamente com um tesouro, se aventura numa viagem de Espanha até Egipto, local onde, segundo o sonho, se encontra o tesouro. Ao longo desta viagem, o pastor depara-se com inúmeras questões existenciais para as quais procura resposta. O facto de serem abordadas imensos aspetos “básicos” da humanidade de forma tão ingénua faz com que este livro seja o meu favorito dos favoritos.

2. Claraboia (José Saramago): este foi o primeiro livro de Saramago que li na íntegra e, oh, que bem que fiz! Aqui, a história decorre em 1952 e traz-nos as vidas dos habitantes de um prédio lisboeta. Neste livro póstumo do autor é impossível não sorrir com a forma como as personagens se relacionam e, por ser um livro que me deixa tão feliz, era igualmente impossível não o trazer para aqui.

3. O Diário de Anne Frank (Anne Frank): por muito cliché que pareça, foi com este livro que desenvolvi dois gostos: o gosto pela leitura e o gosto por tudo o que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, quer sejam livros, filmes ou séries. Anne Frank tinha 13 anos quando se viu obrigada a virar a sua vida de pernas para o ar por causa de todos os obstáculos que lhe eram colocados à sua liberdade na altura e, a forma como ela escreveu sobre tudo o que a rodeava, permite-nos uma visão muito clara do terror e do medo em que ela vivia por ser um relato tão fiel. Por isso, claramente tinha de estar neste Top3.

   Agora que já conhecem os meus livros de eleição, convido-vos a passar no blog da Vera e saberem qual o seu Top3.


   E vocês, se vos fizessem este desafio que livros iriam dizer?





• • •
Podes acompanhar-me também aqui:

You Might Also Like

11 comentários

  1. Já li o Alquimista e o Diário de Anne Frank (este último ainda há pouco mais de um ano) e gostei imenso, o do Saramago ainda não li. Já espreitei as escolhas da Vera ;)

    Beijinho e bom fim de semana

    Lina Soares
    https://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nenhum desses livros mas adorava ler o Diário de Anne Frank, deve ser mesmo giro!
    beijinhos!

    PS: o teu blog está mesmo bonito.

    http://fifoquices.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. O único que li foi o último e realmente foi uma leitura que valeu a pena! Os outros dois não conhecia mas conseguiste deixar me curiosa. E obrigada por teres aceitado fazer a colaboração!
    Beijinhos

    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. 2/3 iguais. O Alquimista é um livro que interpretamos de maneiras diferentes consoante a idade que temos. É um livro poderoso com ensinamentos formidáveis. Adoro de coração lê-lo pelo menos de dois em dois anos :)
    E Anne Frank será eternamente uma heroína de quem vale a pena ler todos os pensamentos e vivências.
    Gostei muito da tua selecção. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Bem..um top três de livros é bem difícil.
    Não sei se estará no meu top três, mas o da Anne Frank também foi um livro que me marcou!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. O alquimista é um livro maravilhoso, li a muito tempo e ainda lembro dele♥
    Também adoro escrever sobre os livros. ♥
    Art of life and books.

    ResponderEliminar
  7. Eu lembro-me de ler O Alquimista bastante novinha e não gostei dele porque não o conseguia compreender. Já não me lembrava dele até agora, tenho mesmo de relê-lo!

    Marta Rodrigues, Majestic

    PASSATEMPO LOLITA & LOLITA II DA KAT VON D NO BLOG!

    ResponderEliminar
  8. Nunca li nenhum, conheço todos! Acho que falta mesmo é tempo agora para me dedicar à leitura :)
    E muito obrigada pelo comentário, segui! <3

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. O teu 3º livro é um dos meus preferidos devido a história bastante marcante, pena não o conseguir ler até ao final.

    Gostei do texto e continua a manter essa amizade que tens com os teus amigos de infância, sobretudo, com essa rapariga - que amigos verdadeiros há mesmo muito poucos :)

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
  10. Adoro Paulo Coelho mas nunca li o que referiste e o diário de Anne Frank é espetacular, quero muito voltar a lê-lo, já o li há tanto tempo :)

    Beijinhos, bom domingo :)
    http://gestoolharesorriso.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela tua visita e comentário. Clica em "Notificar-me" para saberes a minha resposta.
Assim que possa irei ao teu blog retribuir o carinho. ♥