Séries | Orange is the new Black

19:20

Desde sempre que esta era uma série que queria ver mas, vá-se lá saber porquê, nunca houve aquele click para passar à ação. Finalmente esse click deu-se e vi a série de enfiada. Toda a minha opinião e nada de spoilers é o que vos trago hoje!


Avaliada com 8,3 no IMDb, a série tem como personagem principal Piper Chapman (Taylor Schilling), uma adulta inteligente que se vê confrontada com a justiça dos erros que cometeu no passado. Contudo, a Piper não é o centro das atenções, porque todas as restantes personagens têm bastante destaque.


A história é narrada numa em Litchfield, uma prisão para mulheres e o que mais se destaca é o facto de serem feitos throwbacks na história pessoal de cada personagem, de forma a que se perceba como eram as suas vidas antes de serem presas e o que as fez chegar até ali.


Orange is the new black é mais real do que imaginamos. Também a autora, Piper Kerman (notam as semelhanças no nome?) esteve presa e, com a experiência que viveu, escreveu um livro que deu origem à série.


O que mais se destaca na série são os laços criados pelas detidas e a forma como elas se agrupam. As questões raciais estão muito presentes, ao contrário da homofobia. Tratando-se de uma prisão só de mulheres e, tendo em conta que a protagonista encontra em Litchfield a sua ex-namorada, são imensas as histórias lésbicas e estas são encaradas com normalidade, tanto pelas próprias presas como pelos responsáveis pela prisão.


Há também um caso de transexualidade que nos permite ver se três perspetivas: a da pessoa que mudou de sexo, a das pessoas que a acompanharam, e a da sociedade envolvente.



Orange is the new black não deixa nada ao acaso. O facto de toda a história presente decorrer no mesmo espaço faz-nos estar mais atentos às personagens, ao que elas sentem e à forma como elas se relacionam. A maior parte das prisioneiras vem de um meio sócio-cultural baixo, aumentando o choque de Piper ao deparar-se com aquela nova realidade. É inevitável não termos uma (ou várias) personagens preferidas e sofrermos com ela.


Caso nunca tenham ouvido falar da série, deixo o trailer da primeira temporada para vos aguçar a curiosidade:


Alguém aqui já acompanha a série e partilha do meu amor por ela?
   





• • •
Podes acompanhar-me também aqui:

You Might Also Like

10 comentários

  1. Amo!
    Chorei imenso, na última temporada. Fiquei sem a minha preferida... Mas, sem desmotivar. Tenho a certeza de que continuará a valer a pena. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu! :(((( foi tão triste. Mas sim, de certeza que vai voltar em bom!

      Eliminar
  2. Adoro tanto esta série! É sem dúvida uma das minhas favoritas de sempre :)
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ResponderEliminar
  3. EU, eu! :)
    Tenho que começar a ver a 3º temporada!!

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Relação amor/ódio com esta série! Tanto é awesome como me dá vontade de deixar de ver (sentimento com que fiquei após a 3.ª temporada). Mas depois da quarta, nem pensar que vou largar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nunca senti isso. Eu nem gosto de séries com episódios muito grandes mas esta... não me cansa nada! :p

      Eliminar
  5. Confesso que vi um episódio dessa novela e não fiquei fã. Tenho de ver outros para ver se mudo a minha opinião.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela tua visita e comentário. Clica em "Notificar-me" para saberes a minha resposta.
Assim que possa irei ao teu blog retribuir o carinho. ♥