BACK TO SCHOOL ✏ Secundário vs. Universidade

11:00

Muitos de vocês já sabem que passei a integrar recentemente a equipa da Blogazine, uma revista escrita por bloggers que engloba os mais diversos temas.

Na edição de Setembro, que podem ler na íntegra aqui, escrevi quais as diferenças que encontrei quando transitei do ensino secundário para o universitário e quais as coisas que eu gostaria que me tivessem dito para me sentir mais preparada. Hoje venho partilhá-las convosco.



Selecionei para o meu primeiro artigo na Blogazine 6 diferenças entre o secundário e a universidade, as mais básicas de todas. E relacionam-se com:

1. Horários: (…) agora és tu quem faz o horário de cada semestre. Podes escolher turnos de acordo com a tua preferência (…) vais perceber que não há intervalos entre o fim de uma aula e o inicio da próxima;
2. Campainha: (…) não há toque de entrada nem de saída;
3. Livros: na universidade não há uma lista de livros disponível antes do início das aulas (…);
4. Turmas: (…) como cada um faz o seu próprio horário, é normal que os alunos variem de acordo com as cadeiras (…);
5. Dinâmica das aulas: no secundário era expressamente proibido saíres da sala sem permissão ou mexeres no telemóvel/tablet, na universidade as coisas são um bocadinho diferentes (…);

6. Chamadas/Faltas: é raro o professor que faz chamada na universidade (…).

O uso de reticências no post vai no sentido de vos levar a ler o artigo diretamente na revista, caso queiram saber um pouco mais do assunto. Caso ainda não conheçam este projeto, convido-vos a conhecê-lo pois há muitos bloggers envolvidos e o trabalho de todos em conjunto é fantástico.

Na Blogazine está ainda a decorrer um sorteio que vos pode dar bilhetes duplos para a In Beauty que está aí à porta. Querem mais razões para lerem e subscrevem era revista? Pois eu dou-vos: é de borla!
Podem aceder em blogazine.pt.

Já acompanhavam a revista? Há por aqui alguém que também faça parte?






• • •
Podes acompanhar-me também aqui:

You Might Also Like

15 comentários

  1. Adorei as dicas e as diferenças achei um post super útil beijinhos

    http://inspiringbloguepessoal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Nem me fales em universidade! Eu vou mudar me agora para o secundário e mudar de escola e estou a odiar tantas mudanças nem quero pensar quando for para a universidade! Mas gostei do post ;)
    Beijinhos

    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode parecer muito confuso agora, até porque eu no secundário ainda nem pensava em como seria a universidade, mas quando chegares a esta altura vais adorar tudo, não tenho a menor dúvida! :)

      Eliminar
  3. Quando fui para a universidade a coisa que me fazia mais confusão, sinceramente, era não haver campainha! Andava sempre desorientada :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é mais ver pessoas com tablets/pcs como se nada fosse, isso é que me faz confusão xD (mas admito que também o faço ahah!)

      Eliminar
  4. Olá Dalila, tudo bem? :)
    Gostei imenso de saber estas coisas sobre a universidade, vou agora para o 10º ano por isso ainda não me vão ser úteis estas informações, mas adorei saber mesmo assim pois para mim ainda existem bastantes mistérios relativamente à universidade. Adorei saber as diferenças e não acompanho a revista mas vou passar lá.
    Beijinho ❤
    Alexandra's World

    *Se quiseres passar no meu blog também, tenho um post novo e ficarei muito grata!

    ResponderEliminar
  5. Quando fui para a Universidade, há um ano e meio, notei quase todas essas diferenças, embora não esteja numa universidade portuguesa. Só o último ponto é que não acontece na minha universidade, os professores fazem chamada e até se pode reprovar à disciplina por faltas, o que não concordo, pois vejo vários casos de pessoas que faltam bastante e continuam a ter melhores notas do que os que não faltam.
    Adorei o post :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui também se pode chumbar por faltas mas elas são contabilizadas pelo número de assinaturas e não pela chamada. Muito obrigado, beijinhos! :)

      Eliminar
  6. São de facto diferenças abismais! Parabéns pelo artigo querida :)
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Não podia concordar mais com o que escreveste!
    Um beijinho!
    https://wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela tua visita e comentário. Clica em "Notificar-me" para saberes a minha resposta.
Assim que possa irei ao teu blog retribuir o carinho. ♥