BACK TO SCHOOL ✏ 10 técnicas para um estudo produtivo

11:00

Tudo começa com o “este ano é que vai ser” mas, uma semana depois… este ano já foi! E pronto, lá se foi o entusiasmo e já nem os cadernos giros (checkem só o meu instagram para verem exemplos do que falo) nos salvam.

Eis a lista de 10 passinhos que pretendo ver e rever ao longo de todo o ano, porque “vá Dalila, mestrado é que vai ser”, para que desta vez seja mesmo!


1. Fazer To do lists: euzinha, toda eu, a pessoa mais esquecida e alheada de sempre, não fosse eu apontar tudo e mais alguma coisa que seria o cabo dos trabalhos para depois me encontra. Importantes, muito importantes!;

2. Desligar telemóvel, tablet e computador e afastá-los do local de estudo: assim evitam-se distrações nas redes sociais e/ou YouTube, etc, tem de ser porque “este ano é que vai ser”;

3. Colocar na secretária/mesa onde vamos estudar todos os materiais que vamos precisar: deste modo não temos que nos levantar sempre que nos falta algo, poupando tempo e evitando distrações;

4. Iluminar bem o local de estudo: esta dica é particularmente importante se for de noite. Um local de estudo bem iluminado vai fazer com um fiquemos mais concentrados e menos sonolentos e aborrecidos;

5. Ter por perto bolachas e snacks rápidos: quando estamos a estudar dá-nos frequentemente a fome e a vontade/paciência de fazer comidas muito elaboradas que demorem muito e nos deixem muito cheios. O ideal é comer alimentos com cereais para ficarmos com mais energia;

6. Café/bebidas energéticas: este ponto é um bocadinho controverso para mim pois não sou grande fã de bebidas energéticas mas ninguém me tira o meu cafezinho para ficar logo toda on fire (ou não!);

7. Fazer pausas quando nos sentimos cansados: no meu caso (que demoro imenso tempo até conseguir começar verdadeiramente a estudar, estas pausas ocorrem sempre muito tempo depois de começar a "estudar", porque quando me concentro a sério custa-me interromper o estudo. No entanto, reconheço a importância de fazer pausas regulares para que o cérebro possa descansar e intercalar com outras atividades (importância de um horário também!);

8. Fazer resumos/esquemas da matéria: esta é a minha tábua de salvação! Quem me conhece sabe bem que eu faço sempre resumos da matéria e, desses resumos, tento ainda reduzir mais esquematizando a matéria. Por experiência própria posso dizer que esta dica é muito valiosa, apesar de me "roubar" muito tempo;

9. Dizer a matéria em voz alta: para além de nos ajudar a compreender melhor o que estamos a estudar, é uma forma de também memorizarmos. Por norma, neste passo, é ver-me andar de um lado para o outro a falar sozinha;

10. Não começar a estudar na véspera: esta é das básicas (e das maiores falhas que cometemos). O importante é organizarmo-nos para mantermos tudo em dia.


Agora, fica aqui escrito e assinado que me comprometo a tentar cumprir todos estes passinhos mais cedo que os dias antes das frequências, ok? *sim mãe!*

E vocês, quais são as vossas dicas-salvação para serem produtivos?





• • •
Podes acompanhar-me também aqui:

You Might Also Like

19 comentários

  1. a 10 cometia vezes sem conta, confesso!

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Excelentes dicas! A n.º 2...eu devia tanto ter insistido nessa, mas falhava tanto ahah! Já a n.º 8 era regra de ouro, não conseguia estudar sem isso!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A 2 também é o meu Calcanhar de Aquiles... e a 8 a minha tábua de salvação! Íamos dar-nos bem na faculdade, estou a ver :p

      Eliminar
  3. A nº1 e a nº 8 sempre foram as minhas melhores tábuas de salvação. "To-Do lists" ajudam tanto! Eu estudo muito melhor se estiver a escrever a matéria, mesmo passar a limpo ajuda nem que seja só porque me lembro dos professores a falarem daquilo nas aulas. Boa sorte com o mestrado!

    Beijinhos

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Eu não me oriento sem as minhas listas e os meus resumos, são os meus melhores amigos! Muito obrigado querida! :)

      Eliminar
  4. Adorei as dicas!
    Desligar o telemóvel e afins é muito importante, são mesmo distrações enormes!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Boas dicas, gostei muito! Acho que faço quase tudo, excepto da lista de coisas para fazer, só recorro a elas quando é mesmo muita coisa e não me quero esquecer de nada ou sim atingir o objetivo de as fazer todas naquele dia. kiss^^

    Giveaway Back to School | Patsilvarte

    ResponderEliminar
  6. Olá Dalila, tudo bem? :)
    Uso praticamente todas as dicas e posso garantir que ajudam imenso a sermos bastante mais produtivos. As minhas favoritas e que já não posso mesmo deixar de parte é fazer resumos e ler em voz alta, na verdade eu gosto de fazer de conta que realmente estou a ensinar alguém então tenho de lhe dar todos os detalhes da matéria e isso ajuda-me imenso!
    Adorei o post querida está fantástico e vai ajudar muitas pessoas.
    Beijinho ❤
    Alexandra's World

    *Se quiseres passar no meu blog também, tenho um post novo e ficarei muito grata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também costumo fazer isso, ajuda imenso! Muito obrigado querida! *

      Eliminar
  7. Concordo contigo! Só não desligo o meu pc, porque tenho muitas vezes que consultar documentos de estudo, mas desligo a internet de casa e "esqueço" a senha, assim se quiser ir à internet vou ter o trabalho de ir ver a senha que é daquelas mesmo compridas, cheias de números e letras! Preguiça ao mais alto nível hahah

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuuunca me ocorreu isso mas é uma excelente dica! Assim ir à interner não vai estar à distância de um click mas sim de uma ida a outra divisão, a minha preguiça vai render-se, de certeza! :p

      Eliminar
  8. Parecem-me dicas bastante sábias ahah! Boas dicas (:
    Beijinhos
    http://wallflowerbyines.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Adorei as dicas! São muito úteis, mesmo!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  10. Parecem-me muito bem! Agora é fazer!!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Adorei as dicas, eu amava fazer resumos e esquemas :)
    xoxo
    www.prettyinpinkmc.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela tua visita e comentário. Clica em "Notificar-me" para saberes a minha resposta.
Assim que possa irei ao teu blog retribuir o carinho. ♥