Livro | A Viagem do Elefante

19:13

Ler. Eis o que mais gosto de fazer no verão. Melhor dizendo: não é uma questão de gostar mais. Ler no inverno, enrolada numa manta à beira da lareira e com uma chávena de chá por perto também é o melhor dos cenários mas nem sempre isso é possível por causa da carga que a faculdade implica. Assim, grande parte das leituras e dos livros acumulados durante o ano tem como destino o verão.

Desta vez venho falar-vos de mais um de Saramago (a primeira vez que falei de um livro dele aqui foi no meu primeiro post). O livro de que vos falo hoje não me apaixonou tanto quanto o Claraboia mas não deixa de ser digno de destaque, so here we go!


A Viagem do Elefante retrata, muito basicamente, a viagem de Salomão (ou Solimão, como é chamado mais à frente) do alcance de D. João III para o seu primo Maximiliano II, arquiduque austríaco. Esta viagem decorre na sequência dos dois anos que Salomão passou em Lisboa, quase esquecido por todos exceto pelo seu cornaca Suhbro (que mais à frente muda também de nome e passa a ser chamado Fritz) e da vontade do rei português de o oferecer ao seu primo arquiduque. A viagem decorre inicialmente de Lisboa a Valadolid, onde a comitiva portuguesa entrega o elefante e o seu cornaca à comitiva do arquiduque Maximiliano II e, de seguida, estes dirigem-se à Áustria, travando inesperadas batalhas.


A minha opinião:
Neste livro, e ao contrário do que acontece em Claraboia, Saramago retoma a sua característica forma de escrever onde os hífens e muitos parágrafos são substituídos por simples vírgulas. Este aspeto faz com que a necessidade de atenção à leitura seja redobrada para que não percamos pitada.
Subhro é quem tem mais destaque por parte do narrador e isso permite-nos ver o quão rica esta personagem é, muito mais do que aquilo que eu inicialmente esperava. A viagem percorrida por toda a comitiva foi repleta de dificuldades mas o elefante chegou ao seu destino porque, tal como nos diz a contracapa, “Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam”. E, na minha opinião, Saramago mostra-nos com o final deste livro que o importante na vida é cumprirmos o nosso propósito.
Este é o Livro dos Itinerários e eu adorei acompanhar o Elefante e a sua viagem!

Já conheciam este livro? Qual a opinião que têm de Saramago?






• • •
Podes acompanhar-me também aqui:

You Might Also Like

12 comentários

  1. Aaiii, gostei tanto do que li! Acho que tenho um novo livro para ler 💜

    ResponderEliminar
  2. Não sou a maior fã de Saramago admito, mas era capaz de dar uma chance a este! :D
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  3. Saramago é a minha paixão literária mais profunda...agora quero ler esta também! :p Tenho o Clarabóia em fila de espera e já vi que vou gostar :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Lovely!

    www.espritdemode.blogspot.com

    Sincerely,
    Aida

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia esse livro mas fiquei curiosa!

    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Parece ser um livro interessante, apesar de gostar muito mais de romances do que "viagens", de certa forma, tenho um "problema" com livros, NUNCA mas mesmo NUNCA os acabo, começo a lê-los e acabo por me fartar, ou surge sempre algo como prioridade e deixá-lo sempre para o fim, depois nunca o acabo (risos)

    Beijinhos,
    soulsecretfashion.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto muito do estilo cheio de vírgulas do Saramago, acho que lhe dá um identidade muito própria no mundo da Literatura. Nunca li esse, acho que foi pelo facto de o título não me ter cativado. Estou mais inclinada para ler "O Ano da Morte de Ricardo Reis", porque é o meu heterónimo preferido do Fernando Pessoa! Beijinho.
    novo post: GIRLY BOX // neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar
  9. Não sou a maior fã de José Saramago mas também amo ler!

    Há giveaway a decorrer no blog! Participa!
    Beijinhos
    http://that-g-i-r-l.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Gosto imenso de Saramago! E gosto deste livro além de não ser dos meu favoritos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. MESMO!!! Acho que é das poucas pessoas a quem tudo fica bem :o

    Ainda não tive oportunidade de ler embora adore Saramago :D
    A tua crítica deu-me ainda mais vontade :D

    NEW BLOGGERTIPS POST | How To Be More Productive and Motivated.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela tua visita e comentário. Clica em "Notificar-me" para saberes a minha resposta.
Assim que possa irei ao teu blog retribuir o carinho. ♥